'Minas Consciente': volta às aulas é autorizada na Onda Vermelha; veja situação da macrorregião Oeste

Decisão foi tomada durante reunião semanal do grupo, realizada nesta quinta-feira (1º). Alunos poderão comparecer a partir do dia 12 de julho.

O Comitê Extraordinário Covid-19 aprovou, em reunião nesta quinta-feira (1º), o retorno das aulas presenciais com alunos no dia 12 de julho para as cidades que estiverem na Onda Vermelha do “Minas Consciente”. A macrorregião Oeste permanece nesta classificação após nova reunião realizada nesta quinta.

De acordo com o Estado, a decisão foi tomada após análise criteriosa dos dados relacionados à pandemia e que a incidência da Covid-19 em Minas Gerais reduziu 22% nos últimos 14 dias, 9% na última semana. O número de solicitações de internações diminuiu 22,64%.

O governo estadual reforçou que a autorização das aulas presenciais não vale para a classificação da Onda Roxa e nas microrregiões na Onda Vermelha que se enquadram na classificação de Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável. Por isso, passam por análise mais minuciosa dos indicadores de incidência e espera por atendimento. Até o momento, apenas a macrorregião Leste do Sul se encontra nesta categoria.

A situação das microrregiões não foi atualizada até a publicação da reportagem. As prefeituras podem escolher qual fase seguir quando há diferença entre as classificações das micro e macrorregiões, desde que uma delas não seja a Roxa, que é impositiva e mais restritiva.


Retorno das aulas presenciais

A decisão do Comitê determina também que, a partir de agora, as localidades que estão nas ondas Amarela ou Verde podem voltar também com os alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.

O calendário prevê que os anos iniciais do ensino fundamental poderão voltar a partir de 5 de julho, com o recebimento dos professores para acolhimento, formação e reorganização dos espaços, quando necessário.

“Fizemos um acompanhamento minucioso, no sistema que os diretores fazem gestão, e temos a grata notícia de que na abertura das escolas não houve nenhuma incidência de Covid nos locais que foram abertos. Significa que a vacina e nossos protocolos vão muito bem”, explicou a secretária de Educação de Minas, Julia Sant’Anna.

Julia afirmou ainda que a rede estadual de ensino está bem formada e preparada para o retorno das atividades.

“Os dados que temos atualmente nos dão segurança para essa volta. Vamos intensificar ainda mais os cuidados levando em conta esse possível aumento de alunos nas salas. No sistema estadual, nas últimas duas semanas, desde que iniciamos uma volta gradual, os resultados são satisfatórios. Somente nos primeiros sete dias contabilizamos 81 unidades escolares e cinco mil estudantes. E foram poucos os incidentes relacionados à doença, mas todos acompanhados de perto e todo apoio foi dado”, finalizou.

Protocolo de retomada

Para que a retomada das aulas ocorra, conforme os protocolos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), as escolas deverão adotar ações que contemplem cinco estratégias primordiais:

  • O uso universal e correto de máscaras cobrindo a boca e nariz;
  • O distanciamento físico entre pessoas;
  • Lavagem das mãos e etiqueta respiratória;
  • Limpeza e manutenção frequente das instalações;
  • Rastreamento de contato em combinação com isolamento e quarentena.


Fonte: G1

Categoria:Centro Oeste